Seleção de emprego on-line: dicas que vão te deixar mais perto da vaga

A busca por uma nova oportunidade de emprego mudou desde o início da pandemia. Embora as entrevistas de emprego on-line aconteçam há um tempo, elas tornaram-se um recurso ainda mais utilizado neste período. Para conquistar a tão sonhada vaga, assim como nas seleções tradicionais, é necessário se preparar e tomar alguns cuidados durante o processo seletivo.


Poliane Paz. Foto: Acervo pessoal

“Mediante à necessidade de isolamento, os profissionais do Recursos Humanos (RH) têm integrado, com maior frequência, novas tecnologias para otimizar os resultados das suas tarefas diárias, garantir assertividade nos processos e segurança para os profissionais. Muitas empresas adotaram as entrevistas on-line, avaliações por meio digital. Essa prática já existia, porém, era limitada e hoje é umas das alternativas que vêm ganhando cada vez mais espaço nos processos seletivos”, afirmou a analista de recursos humanos Poliane Paz.

Conversamos com a analista de RH para te ajudar a ir bem na entrevista remota. Fique até o final deste artigo e saia mais preparado!


Dress code: acredita que há quem apareça de pijama na entrevista de emprego?


Foto: Freepik

Uma pessoa de pijama na entrevista de emprego pela internet parece um elemento de vídeos de comédia. No entanto, esse é um dos grandes erros que os candidatos cometem, segundo a analista de RH Poliane Paz.


De acordo com ela, o fato da seleção ser realizada digitalmente não tira a seriedade do momento. Por isso, é importante ter atenção ao escolher a produção para a seletiva. É necessário entender qual o perfil da empresa para se apresentar de acordo com o que se espera. Roupas mais neutras, sem decotes e maquiagem neutra são apostas certeiras.


Para Poliane, é essencial não desviar a atenção do entrevistador com profusão de cores, brilho e detalhes chamativos. O candidato deve ter em mente que o foco deve ser o que ele fala.


Cenário para seleção de trabalho on-line


foto: Freepik

Tão importante quanto o vestuário, é o local que vai aparecer no vídeo para o profissional de RH. Poliane indica escolher lugares neutros, pois, assim, não há risco do cenário depor contra a pessoa na seleção. Além disso, um cenário muito chamativo também pode desviar a atenção do entrevistador. Com uma parede lisa, esse risco desaparece.


Ambiente silencioso é imprescindível


Segundo Poliane, é preciso ter atenção aos ruídos do ambiente. O lugar em que você dará a entrevista deve ser o mais tranquilo possível. Uma invasão de crianças ou pets viraliza quando acontece em um jornal de renome, mas para quem procura por uma vaga, pode não ser tão bom.


Dessa forma, escolha o cômodo mais silencioso da casa, de preferência com uma porta que você possa fechar, deixa-a trancada se há crianças e animais de estimação com você. Avise quem mora com você sobre a importância do compromisso. Se quiser, pode até colocar uma plaquinha na porta com um aviso de que está ocupado.


Além disso, o uso de um fone de ouvido diminui o ruído captado no ambiente.


Cuidados com computador ou celular nas seleções on-line


Foto: Freepik

Outro erro que soa como básico e digno de um vídeo de humor é o computador ou celular descarregado. Há candidatos que mal começam a entrevista e a bateria acaba. Dessa forma, é preciso colocar o equipamento que será usado para carregar. Estar perto de uma fonte de energia ou ter um carregador portátil à disposição também é indicado.


Mostre que conhece a empresa



“Os cuidados com a comunicação verbal e não verbal são essenciais. É importante que o candidato consiga demonstrar que se preparou para essa ocasião de forma profissional”, afirma Poliane.

A profissional afirma que é fundamental que o candidato se prepare. Por isso, procure informações sobre a empresa, as redes sociais, site e outros canais na internet são fontes importantes para se preparar para cada entrevista. Esse é um cuidado que você deve ter em uma entrevista tradicional também.


Como encontrar uma vaga de emprego neste período?


Foto: Freepik

As recomendações não são muito diferentes para encontrar uma boa oportunidade de trabalho em qualquer outro contexto.


“A melhor estratégia para encontrar vagas sempre será a busca pela própria qualificação, quanto mais preparado você estiver, mais oportunidades serão encontradas. Outra dica é a atualização no seu perfil do LinkedIn, pois você poderá postar novos conteúdos, novas ideias, certificados de novos cursos e aumentar seu networking. Também não se esqueça de cadastrar o seu currículo em sites de empregos e criar alertas de vagas no cargo que você deseja”, aconselha Poliane.

O que está por vir nos processos de seleção?


Foto: Freepik

Poliane conta que muitas empresas descobriram que a seleção remota significa desburocratização, otimização e inovação. Dessa forma, a nova tendência deve integrar o chamado “novo normal”.


“Penso que a pandemia se tornou um marco para potencializar o uso dos softwares e procedimentos tecnológicos no mercado de trabalho, com isso, acredito que as seleções remotas vão continuar”, afirmou a analista de RH.


Dessa forma, esperamos que as dicas de Poliane te aproximem das tão sonhadas novas oportunidades de trabalho. Continue a nos acompanhar para mais dicas sobre as tendências do mercado, estamos antenados para te ajudar.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 POR UP Experience. 

colaborcw@gmail.com |  R. Juiz de Fora, 1454, Sto Agostinho | Belo Horizonte, MG

  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black